sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Cinquenta anos de golpe

Atrizes participam de passeata organizada no Rio contra a Ditadura

Tecnicamente, são 51, já que foi feito em 2014. Mas esse "jogo" (mais um da série ~didáticos~ for dummies) é do caralho, além de explicar o contexto ditatorial em palavras simples, então eu resolvi compartilhar: http://educacao.uol.com.br/infograficos/2014/cinquenta-anos-do-golpe-de-64/

Motivo para jogar: parece um Mass Effect, suas escolhas tem consequências, SÓ QUE REAL E COM FATOS HISTÓRICOS). 

Então, clica e joga lá, vai ser legal.


É HOJE!


O final do semestre se aproxima e, com ele, a feira de Ciências Documentais. Abaixo, disponibilizo meu banner para gerações DTD's futuras (ou pra mim no próximo semestre, se eu não passar):




Como sou só uma pessoa e ninguém vai parar pra ouvir meu monólogo de 40 minutos sobre o quão subversiva a situação poderia ter sido se estas mulheres não tivessem morrido, resolvi selecionar alguns documentos, que embora absurdos, foram usados como respaldo legal para muitas ações desumanas na época da Ditadura Militar:

  • Decreto 3.688/41: a lei das contravenções penais (lei da vadiagem). Criado na Era Vargas, o decreto é um prelúdio do Ato Institucional nº 5 e servia como pretexto para captura e investigação de civis. 
  • Constituição Federal de 1988 (art.5): fruto de uma grande reivindicação brasileira, a CF é um dos documentos mais importantes no âmbito dos Direitos Humanos no Brasil. 
  • Lei 9.140/95: o governo reconhece a morte e assume a responsabilidade pelos desaparecidos políticos no período militar.